No mercado de calçados esportivos desde 1898, a marca norte-americana Saucony se consagrou ao passar dos anos e, na década de 70, chegou a produzir o melhor tênis para corrida segundo uma revista esportiva da época. Em 2008 a Saucony chegou ao Brasil e nos apresenta, desde então, ótimos tênis para corrida.
Em sua 8 edição, o modelo Ride da Saucony chega ao mercado classificado como um calçado que combina perfeitamente amortecimento e capacidade de resposta.
Entressola do Saucony Ride 8
Em sua entressola, o Ride 8 usa a espuma EVA SSL de dupla densidade. Este material possui mais durabilidade (não demonstrou nenhuma alteração nas primeiras 50 milhas de uso), oferece maior retorno de energia e amortecimento, além de proporcionar menor peso e ajudar no controle de pronação.
A entressola do R8 também possui a tecnologia SRC Impact Zone, que pode ser visto na parte externa do calcanhar. Este material oferece amortecimento extra, atenua o impacto e oferece uma transição com maior maciez.
Um detalhe que interessa aos corredores mais detalhistas é que o Ride 8 possui um diferencial em relação à outros modelos da marca, ele traz um salto traseiro de 26mm e dianteiro de 18mm, resultando em um drop de 8mm, o dobro de outros tênis da Saucony como o Mirages e o Zealots.
Cabedal do R8
O cabedal do Ride 8 é composto por uma malha respirável de boa durabilidade. Este material é mais fino do que o usado em seu antecessor, o Ride 7. O motivo para isso é que no R8 a Saucony usou o FlexFilm, uma sobreposição de finas camadas que se fundem pelo cabedal, evitando costuras extras. Este material é leve sem perder a resistência, proporcionando ótima flexibilidade e segurança.
Os cadarços do Ride 8 são diferentes dos cadarços no geral. Lisos e elásticos, podem se estender cerca de 30% além do seu tamanho original. Este fato permite que seus pés se mantenham firmes no interior do calçado, sem provocar resistência ao expandir dos pés que acontece durante o treino. Uma desvantagem é que esta elasticidade pode se perder ao longo do tempo.
Sola do Ride 8
A sola do Saucony Ride 8 traz a tecnologia iBR+ (Injection Blown Rubber), que combina materiais de ótima qualidade com um processo de fabricação diferenciado. A borracha é moldada em estado líquido, ao contrário de ser recortada como nos processos comuns. Este tipo de fabricação reduz o desperdício de material e oferece maior exatidão, proporcionando mais durabilidade e consistência. Esta borracha é aplicada em lugares estratégicos na sola do R8, que resulta em amortecimento e resposta maiores do que em solados de borracha fundida. A iBR+ oferece ainda 33% a mais de leveza adicional.
Para reduzir o desgaste em áreas que recebem maior impacto (no), a Saucony aplica sua borracha mais resistente na região dos calcanhares e na ponta dos dedos dos pés. Esta borracha com material de Carbono Premium é a tecnologia batizada de XT-900, que oferece tração e aderência de forma segura e estável.
Conclusões do Saucony Ride 8
Ride 8 possui um diferencial em relação à outros modelos da marca, ele traz um salto traseiro de 26mm e dianteiro de 18mm, resultando em um drop de 8mm, o dobro de outros tênis da Saucony como o Mirages e o Zealots. Isso faz do R8 um pouco mais pesado do que alguns dos seus concorrentes, mas cada corredor pode estabelecer preferências em relação a estes detalhes que não reduz os méritos totais deste Saucony, um calçado responsivo, de bom amortecimento e longa duração.
Mesmo classificado como um dos melhores lançamentos da categoria de 2015, este modelo ainda não foi lançado no Brasil. Mas o Ride 8 pode ser adquirido pelo site oficial Saucony.com por U$120,00 (cerca de R$360,00). Outros modelos da marca podem ser encontrados a venda no país, confira clicando aqui ou aqui! No site nacional da Saucony não oferece a opção de compra, mas há descrições satisfatórias dos produtos encontrados no Brasil e ainda realiza o direcionamento para sites que vendem produtos da marca.
Veja Mais Modelos [+]