O termo responsivo é algo bastante ouvido ultimamente em reviews, avaliações e descrições das próprias marcas para se tratar de tênis para corrida. Mas, afinal, você sabe o que é um tênis responsivo? Por mais que pareça uma palavra descritiva, ele está muito ligado ao desempenho, e é nesse ponto que ele se foca.
Um tênis responsivo abrange, em sua maior parte, a categoria de performance. Ou seja, o tênis mais rápido e que possui menos contato com a superfície. Dessa forma, o tênis vai “bater” no chão e imediatamente terá uma resposta extremamente rápida para o corredor. Diferentemente de um tênis mais macio, esse tênis não aterrissará no chão. Será apenas o contato e a resposta.
Esse é o sinônimo básico para responsivo: a resposta. Uma resposta rápida de contato entre solado do tênis e superfície caracteriza um tênis responsivo. Agora, aquele tênis que aterrissa, o corredor sente a maciez do calçado e então depois a resposta, trata-se de um tênis nada responsivo. Esses modelos são geralmente compostos pelos tênis da categoria amortecimento, que, em sua grande maioria, proporcionam o conforto da pisada e nenhum impacto para o corredor.
A preferência varia segundo os corredores. O tênis de performance e responsivo está muito ligado às corridas rápidas, como de 5 quilômetros, 10 quilômetros ou 15 quilômetros. Ele dá a sensação de o corredor “estar voando”, pois a resposta é bastante rápida. A batida no chão é seca, e isso auxilia para que o corredor tenha uma qualidade e diminua seu tempo.
É possível ser tênis responsivo e macio?
Sim, é possível. Muitas marcas, inclusive, estão adotando esta nova fórmula. De forma a buscar adequar performance à maciez. Muitos modelos têm chegado às lojas abusando das entressolas macias – e por ora robustas – sem descuidar da responsividade do calçado. A performance não diminui, e assim a responsividade segue sendo uma característica, mesmo com o tênis também abrangendo a categoria amortecimento.
Um exemplo de tênis responsivo ideal para performance e bastante macio é o Asics Dynaflyte. O novo modelo da Asics buscou adequar os dois extremos, trazendo a responsividade de um amortecimento de rápida resposta, com a maciez de uma espuma que evitasse impacto no contato entre solado e superfície.
O segredo está totalmente na entressola do calçado. Um exemplo rápido a se pensar quando se abrange tênis nada responsivos são os Hoka One One ou a linha Ultra Boost da Adidas. Extremamente confortáveis, estes calçados ainda assim acumulam muito tempo de resposta, já que suas entressolas robustas entram em contato com o chão e demoram a promover a resposta que o corredor rápido exige.
Dessa forma, o calçado, para ser responsivo, precisa abranger a resposta rápida, a batida seca e a maciez quase nula na pisada. É uma característica voltada às corridas rápidas, para os corredores que desejam realmente diminuir o seu tempo e aumentar seu desempenho. Por isso, para concluir, responsividade é o tempo de resposta. Quanto menor o amortecimento, maior a responsividade, devido ao maior tempo de resposta do calçado em contato com o chão. Veja 5 bons exemplos:
Fila Kenya Racer
A linha Kenya Racer é muito famosa na Corrida de São Silvestre. Apesar de ser uma meia maratona, a corrida exige grande fôlego, desempenho e muita responsividade. Afinal, quanto menor for o tempo de permanência no chão a cada pisada, menor será realizado o tempo de prova.
Aliando leveza, pouco amortecimento e muita responsividade, o Fila Kenya Racer com certeza encabeça qualquer lista que abranja tênis responsivos para se adquirir no mercado.
Veja Mais Modelos [+]Asics Gel Noosa Tri
A linha Noosa Tri da Asics foca muito na responsividade para levar ao seu corredor o menor tempo. O pouco amortecimento na região da entressola evita o tempo de resposta que uma entressola macia proporcionaria. Com isso, o tempo de resposta se torna menor, e os números do cronômetro idem.
Uma linha de sucesso que deve receber novos incrementos para as próximas edições devido a inovação tecnológica carregada pelo Asics Dynaflyte.
Veja Mais Modelos [+]Mizuno Wave Prorunner
A linha Prorunner (ou Ryder) apresenta tudo o que um corredor de performance exige. Como uma das melhores linhas responsivas do mercado, o Wave Prorunner 20, por exemplo, alia leveza, conforto e responsividade.
Isso se deve a tecnologia Wave, que mantém a uniformidade da passada, promovendo a batida seca, rápida e diminuindo o tempo do corredor.
Veja Mais Modelos [+]New Balance Zante
A linha Zante conseguiu aliar um bom conforto ao desempenho. Avaliado positivamente pela crítica de usuários e especialistas do Guia Tênis, este modelo abrange um bom conteúdo no que tange responsividade, amortecimento adequado e conforto.
Dessa forma, o Newu Balance Zante acaba por incorporar o que tantos usuários desejam: tempo de resposta pequeno e amortecimento gigante.
Veja Mais Modelos [+]Olympikus Velocy
Para quem deseja um tênis mais em conta e com responsividade alta, nada melhor do que um Olympikus. O tênis nacional alia leveza e responsividade ao seu calçado de baixo amortecimento.
Focando para os pronadores, este modelo apresenta resposta rápida e conforto intermediário para corredores de 5 e 10 quilômetros.
Veja Mais Modelos [+]