O Adidas Supernova ST foi projetado para altas velocidades e pessoas que precisam de suporte para sua pisada pronada. É um modelo inovador que combina conforto, suavidade, responsividade e estabilidade, onde características como mobilidade e naturalidade são realmente valorizadas. É o sucessor do Supernova Sequence Boost 9, com várias melhorias, principalmente na área da entressola e do solado.
Especificações
A diferença de altura entre o calcanhar e a ponta do pé, drop, é de 8 mm (calcanhar: 29,9 mm / ponta do pé: 21,9 mm). O calçado masculino numeração 41 pesa 315g e a numeração 36 feminina pesa 256g. O peso requer adaptação dos usuários que estão acostumados com tênis mais leves, visto que o Supernova ST é mais robusto. O preço varia entre R$580 e R$699,90.
Características
Cabedal
O cabedal é composto por mesh uniforme, forro interno e sem costuras, o que permite que o ar entre perfeitamente no modelo e mantenha o pé fresco e seco. Acoplada a lateral do cabedal existe uma Placa de TPU para garantir estabilidade, evitando movimentos desnecessários.
Calcanhar
O calcanhar é moldado com a tecnologia FitCounter, que fornece um ajuste natural ao permitir o melhor movimento do tendão de Aquiles. Essa tecnologia esta presente apenas externamente e sua função é manter a parte traseira do pé no lugar, de forma a evitar acidentes e desconfortos.
Entressola
A entressola utiliza o material Boost, produzido com cápsulas individuais de TPU expandido, o que o torna mais resistente à temperatura do que os tênis com entressola de EVA e garante maior responsividade, característica relacionada a uma resposta rápida de contato entre solado do tênis e superfície, garantindo dessa forma uma maior eficiência e conforto durante a corrida. Possui EVA em torno da parte externa do tênis, exceto no calcanhar. A ausência do EVA no interior do Supernova ST garante uma maior mobilidade, naturalidade e conforto. Existe uma placa de estabilidade de plástico na entressola interna, que é a diferença marcante entre o Supernova e o Supernova ST.
Solado
O solado apresenta três tecnologias:
Torsion System: suporte no centro da sola do pé que visa garantir que a parte dianteira e traseira se movam de maneira independente. Proporciona maior liberdade, estabilidade e melhor adaptação a qualquer superfície.
Continental: borracha dura e duradoura que oferece aderência e tração independente das condições climáticas.
StrechWeb: borracha leve e elástica, que se adapta ao solo para alcançar a estabilidade e permitir que o pé se flexione com maior naturalidade, além de otimizar as propriedades únicas do boost.
Pontos positivos e negativos do Adidas Supernova ST
Os pontos positivos trabalhados no novo modelo Adidas, bem como os que deixaram a desejar, item por item, serão analisados abaixo:
Prós
Estabilidade
Os elementos do tênis se unem para alcançar a estabilidade com certa maciez ao correr. As tecnologias que se ressaltam nessa combinação são o boost e o torsion system.
Respirável
A respirabilidade é obtida através do mesh uniforme, que além de apresentar um excelente acabamento, também é funcional por permitir que o ar entre perfeitamente no modelo e mantenha o pé fresco e seco, garantindo um maior conforto independente do clima.
Responsividade
Um tênis responsivo é mais rápido e possui menos contato com a superfície, vai “bater” no chão e imediatamente terá uma resposta rápida para o corredor. Essa característica é garantida pela tecnologia boost com excelência, tornando o tênis mais eficiente.
Durabilidade
O solado Continental é feito de uma borracha dura e duradoura, a sola stretchweb já apresentou fragilidades, mas esses tempos ficaram para trás, essa tecnologia evoluiu e tem estado cada vez mais resistente. A entressola de Boost tem uma longa vida útil, pois é resistente a diversas temperaturas.
Preço estagnado
O preço do Adidas Supernova ST se manteve o mesmo do modelo Adidas Supernova Sequence 9, o que sem dúvidas é um grande destaque.
Contras
Pesado
O peso do Supernova ST requer adaptação dos usuários que estão acostumados com tênis mais leves, visto que o ST é mais robusto.
Adaptação
Os usuários acostumados com linhas anteriores da Adidas que utilizam a tecnologia Boost, como o Supernova Sequence Boost 9, e que são pronadores severos terão um pouco de dificuldade de adaptação, devido à menor estabilidade e responsividade do Supernova ST. A partir de relatos de usuários percebe-se que após algumas semanas a sensação de “estranhamento” passa, dando lugar ao conforto e liberdade.
Evolução do Supernova ST em relação ao Supernova Sequence Boost 9
As maiores mudanças entre Supernova ST e o Supernova Sequence Boost 9 estão presentes na entressola e solado. O cabedal possui um mesh mais uniformizado, com acabamento superior. A lateral possui um controle menos rígido que o Sequence .
A entressola do modelo anterior possui uma grande placa de EVA externa e interna para conter a pronação após a pisada, o ST possui apenas uma fina placa no exterior. A placa interna do modelo Sequence é sentida durante a pisada por ser rígida, o que causa certo desconforto e diminui a naturalidade e mobilidade.
O solado apresenta o novo torsion system, que permite uma maior movimentação lateral em relação ao antigo torsion system presente no Sequence.
O que esperar para um novo lançamento?
Sem dúvidas a característica que precisa ser melhorada é o peso do Supernova ST. Toda a tecnologia desenvolvida combina com um modelo mais leve, o que acarretaria em maiores adeptos para o tênis.
Conclusão
O novo tênis Adidas Supernova ST vem romper com o paradigma de que um tênis tem que priorizar estabilidade em detrimento de todas as outras características. O modelo apresenta maior mobilidade, naturalidade na pisada, suavidade e mantém a responsividade e estabilidade, um pouco menor do que em outros modelos, como o seu antecessor Adidas Supernova Sequence 9. Porém, é apenas uma questão de adaptação, afinal de contas as modificações não diminuíram a qualidade do produto. Até mesmo para os pronadores severos, que tem uma exigência elevada em relação à estabilidade, vale a pena comprar e se adaptar a nova tendência do mercado, maior mobilidade e naturalidade no calçado.
Veja Mais Modelos [+]